Shiva - Mitologia Hindu | NERD Mitológico

Shiva, o “auspicioso”, é o deus destruidor da Trimurti, forma junto a Brahma e Vishnu a Trindade Hindu. É o deus da totalidade e o princípio de sua religião é que nada existe que não seja parte do corpo divino.
É o deus da natureza, do mistério, o senhor do tantra e da ioga. É o deus do caos, do tempo, da morte e da vida. É ele que faz renascer. É o deus dos animais, da embriaguez, da aceitação, da reprodução, do conhecimento, da renúncia e do sacrifício. É o médico que cura e o deus dos que vivem à margem da sociedade. É o protetor dos artistas.
Teve como primeira consorte Sati, que se suicidou. Logo depois voltou a se casar, dessa vez com Pavarti, que dizia ser a reencarnação de Sati. Teve três filhos: Ayappa, Skanda e Ganesha. É representado como um homem de família e com três olhos, um dos quais se encontra no meio de sua testa (denotando sua capacidade de ver o passado, o presente e o futuro), sua pele tem uma cor azul cinzenta (coberta de cinzas). Uma lua em quarto crescente situada em frente a ele representa a divisão do tempo em meses, uma serpente em volta de seu pescoço representa a divisão em anos e um colar de crânios, a sucessiva extinção e criação das raças da humanidade. Tem várias serpentes enroscadas em seus braços, seu cabelo está arrumado com várias tranças sobre sua cabeça formando um monte com uma abertura na ponta. Em cima dessa abertura se vê a materialização do rio Ganges.

Fonte: http://www.seuhistory.com/deuses/panteao/hindu/xiva.html 

Nenhum comentário