Fenícia | NERD Mitológico









A Fenícia corresponde á região litorânea da Síria, no norte da Palestina, restringindo-se á faixa estreita cercada por montanhas, os montes Líbano e Carmelo, e pelo rio Orontes. Dada a pobreza do solo e a inexistência das facilidades agrícolas observada em outras áreas do Oriente Médio, os fenícios desenvolveram muito pouco a atividade agrária, apesar de serem favorecidos pela produção agrícola de seus domínios coloniais.
O território fenício foi ocupado em data anterior a 3000 a.C. por tribos semitas, as quais, a principio, dedicaram-se principalmente à pesca, à extração do cedro na abundante floresta do interior, além de reduzida agricultura das videiras e oliveiras. Foram, desde logo, atraídas pela atividade marítima e artesanal, acabando por desenvolver uma intensa atividade comercial entre o Oriente e o Ocidente, sendo considerados os maiores mercadores e navegantes da Antiguidade oriental. 

Os fenícios não construíram um império como seus contemporâneos egípcios e mesopotâmicos e sim desenvolveram cidades autônomas e independentes controladas por uma elite mercantil (talassocracia), liderada pelo rei, ou por um corpo de anciãos ilustres, os sufetas. A alta cúpula social era composta de mercadores, de proprietários de navios (os armadores) e dos sacerdotes que controlavam os grandes templos.

As cidades-estados fenícias, monárquicas ou republicanas, criaram uma situação invejável, a ponto de merecerem dos gregos o rótulo de depositárias de toda a civilização oriental. Os fenícios ficaram conhecidos também como os melhores navegadores de sua época, a ampla atividade comercial desenvolvida pelos fenícios permitiu-lhes o contato com as mais brilhantes e refinadas civilizações da Antiguidade, o que lhes garanti, ora o aprimoramento dos seus costumes e valores, ora o impulso e a disseminação de suas próprias realizações. Por esse aspecto, são exemplos o vidro desenvolvido no Egito, a literatura mesopotâmica e a simplificação da escrita, base da atua escrita ocidental, cujas raízes eram anteriores ás grandes cidades-estados fenícias.

Nenhum comentário