Otávio Augusto | NERD Mitológico


Otávio Augusto, o primeiro imperador (27 a.C. - 14 d.C), preocupou-se com as obras públicas, sendo dessa época muitas das magníficas construções, cujas ruínas podem ser vistas ainda hoje em Roma. Para cuidar da sua segurança, criou-se a Guarda Pretoriana, cuja principal função era defender o imperador e vigiar a capital. Ao mesmo tempo, Otávio Augusto distribuía  trigo à população e organizava sistematicamente grandes espetáculos públicos de circo, a chamada política do pão e circo (Panem et circences), ampliando muito a sua popularidade
Administrativamente, foi criada uma nova estrutura, que visava modificar desde a forma de cobrança de tributos, pondo fim ao usual arrendamento da arrecadação, até as divisões sociais e a convocação de homens para o exército. O funcionalismo público também foi ampliado, sendo o consequente aumento de despesas coberto pelos crescentes fluxos de riqueza.

Para uma população imperial de quase 60 milhões de habitantes, a sociedade romana passou a ser dividida em cidadãos, cerca de 5,5 milhões de pessoas, e provinciais. Os cidadãos, por sua vez, eram hierarquizados de acordo com suas fortunas: no topo da escala social ficava a ordem senatorial, um conjunto aproximado de duas mil pessoas, os possuidores de mais de 1 milhão de sestércios (moeda de prata); em seguida vinha a ordem equestre, cerca de vinte mil indivíduos com fortuna superior a 400 mil sestércios; e finalmente abaixo, ficava a ordem plebeia.
No plano militar, Otávio Augusto organizou um poderoso exército  de mais de 300 mil homens, divididos em 25 legiões (cada uma com 5620 combatentes), composto por cidadãos e tropas auxiliares das províncias, cujos membros s´p recebiam a cidadania após o serviço militar. Foi graças ao poder e à estabilidade iniciada por Augusto, que Roma pôde desfrutar de um período de grande prosperidade, constituindo a pax romana que duraria pelo menos mais dois séculos após o seu governo.
Durante o governo de Otávio, nasceu Jesus Cristo, em Belém de Judá, o fundador de uma nova religião - o cristianismo - que, pouco a pouco foi ganhando seguidores em todo o Império. Na literatura, o período de governo de Otávio Augusto foi conhecido como século de outro graças a seu ministro Mecenas, que, por seu grande interesse pelas artes, apoiou, entre outros, escritores como Horácio e Virgílio.


Nenhum comentário